Abrir uma clínica de estética pode ser uma jornada emocionante e lucrativa para muitos empreendedores. No entanto, antes de mergulhar de cabeça nesse empreendimento, é muito importante entender como avaliar os seus investimentos para garantir o sucesso da sua clínica a longo prazo.

Para aqueles que estão apenas começando sua jornada no mundo do empreendedorismo, entender os conceitos básicos de pesquisa e análise de mercado pode parecer algo complexo, mas com o artigo de hoje, você vai aprender tudo sobre o ROI e como se preparar para investir.

O que é ROI e por que ele é importante?

ROI é uma métrica que mede a eficácia e a rentabilidade de um investimento. Para uma clínica de estética, ele vai ajudar a determinar se os recursos investidos estão gerando retornos financeiros satisfatórios.

Calculando e analisando o ROI, os empreendedores conseguem tomar decisões informadas sobre onde alocar seus recursos e como otimizar suas estratégias de negócios.

Essa é uma métrica muito utilizada e provavelmente um dos pontos em comum entre qualquer tipo de negócio, visto que ela não se limita como uma métrica de segmento.

Cálculo do ROI: como fazer?

Para calcular o ROI da sua clínica de estética, você precisa subtrair o lucro obtido pelo investimento inicial e, em seguida, dividir o resultado pelo investimento inicial e multiplicar o resultado por 100, pois o ROI é analisado em porcentagem.

 

Por exemplo:

Se o lucro da sua clínica foi de R$ 15 mil e seu investimento inicial foi R$ 5 mil, o cálculo ficará:

ROI = 15000 – 5000 * 100 / 5000

ROI = 200%

Para este exemplo, vemos que o ROI está lucrativo e assim é possível tomar decisões a partir desta análise. Por isso, é importante que todos os custos, por menor que sejam, estejam incluídos no investimento inicial.

Assim, é possível enxergar em pequenos detalhes tudo que movimenta a sua clínica.

Avaliando o Mercado de Estética: Dados e Tendências

Agora que você entende os conceitos básicos de pesquisa de mercado, é hora de mergulhar nos dados e tendências do mercado de estética. De acordo com o relatório da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de estética no Brasil continua a crescer, impulsionado pela demanda por tratamentos inovadores e produtos de qualidade.

Nos últimos anos, o mercado de estética tem sido impulsionado por uma crescente conscientização sobre autocuidado e bem-estar, especialmente entre as gerações mais jovens e expandindo-se até mesmo para grande parte do público masculino. 

Esse crescimento cria oportunidades para investir em serviços e produtos que promovem a saúde e a beleza da pele, cabelo e corpo.

Um excelente exemplo são as franquias da Academia da Face, que cresceram nos últimos anos oferecendo modelos diferenciados de clínicas mais compactas e com um tratamento mais personalizado, já que a rede foi fundada por especialistas da estética: Dr. Alberto Cordeiro e Dr. William Ortega.

Uma franquia Smart da Academia da Face, que é o menor modelo de clínica, por exemplo, pode trazer um faturamento de até R$ 100 mil ao mês!

Com o avanço da tecnologia, novos tratamentos e procedimentos estéticos estão se tornando mais acessíveis e eficazes, como é o caso do Face Workout, oferecido na Academia da Face, um tratamento inovador e não-invasivo que atrai mesmo clientes que não se sentem confortáveis com produtos injetáveis, como o Botox, por exemplo.

Portanto, antes de decidir como investir, você precisa avaliar o ROI ao abrir uma clínica de estética. Realize uma pesquisa de mercado detalhada e acompanhe as tendências do setor para tomar decisões bem embasadas e que impulsionam o sucesso de seus negócios.

Lembre-se, o sucesso não acontece da noite para o dia, mas com diligência, estratégia e dedicação, sua clínica de estética pode prosperar no competitivo mercado de beleza e bem-estar.

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